Dra: Hellen Paula S. Azaff Rezende
Eu posso te ajudar!
Sou Psicóloga, trabalho com a Terapia Cognitivo Comportamental, e te ajudarei a identificar e tratar aquilo que te incomoda. Em um trabalho de parceria, criaremos estratégias de enfrentamento e você aprenderá a ser seu próprio terapeuta.
Aqui acreditamos na reestruturação do modo de pensar gerando outra forma de ver e viver, transformando assim, a qualidade de vida do paciente.
Atendimento Psicológico-Psicoterapia
O atendimento é focado na queixa do paciente e desenvolvido de maneira colaborativa entre paciente e terapeuta, para que as metas inicialmente estabelecidas no processo terapêutico, sejam alcançadas. O atendimento é breve, focado e psico-educativo dentro da abordagem cognitivo- comportamental.
A terapia cognitivo comportamental é recomendada para casos de ansiedade, depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Pânico e Fobias em geral, além de ter ótima resposta nos transtornos de personalidade e de humor.
Como funciona o tratamento?
A primeira sessão do paciente é destinada à avaliação psicológica e diagnóstica do caso.
Durante o tratamento, o psicólogo continuamente trabalha em prol do desenvolvimento e manutenção de uma forte aliança terapêutica. São coletados dados no início das sessões e feitas conceituações dos problemas dos pacientes a fim de colaborativamente estabelecer e priorizar uma agenda com o paciente a cada sessão.
Ativamente é promovida a resolução de problemas e o acompanhamento do processo através de tarefas de casa estabelecidas colaborativamente (as quais frequentemente são de natureza cognitiva ou comportamental).
É utilizada uma grande variedade de estratégias para ajudar os pacientes a identificar, avaliar e responder a disfunções cognitivas chaves (pensamentos), a fim de promover uma melhora duradoura nas emoções, comportamento, e (frequentemente) respostas fisiológicas.
O trabalho é contínuo em direção à prevenção de recaídas. Há uma variedade da implementação dos itens acima a fim de atender as necessidades individuais de cada paciente.
As sessões são realizadas de quanto em quanto tempo? Qual a duração do tratamento?
As sessões são semanais, com duração em torno de cinquenta minutos a uma hora. O tempo total de terapia depende tanto do tipo de problema que estaremos trabalhando, como também do quanto o paciente se dedica à terapia. Geralmente a duração do tratamento é de 12 a 18 sessões.
É feita uma avaliação caso a caso, mas o interesse maior é liberar o paciente para alta o mais rápido possível para que consiga sozinho manter o padrão de flexibilidade cognitiva e habilidade de resolução de problemas necessária para viver bem e feliz, aprendidos em terapia.
O que são as tarefas de casa?
As lições de casa são importantes, pois tem o objetivo tanto de economizar tempo, assim aproveitamos melhor a sessão, como também tem o objetivo de auxiliar o paciente a consolidar os ganhos da terapia em sua vida, ou seja, implementar as mudanças que deseja.